sábado, 26 de fevereiro de 2011

Função dos órgãos linfóides primários e secundários

Os órgãos linfóides primário representam o local onde ocorrem as principais fases de amadurecimento dos linfócitos. São tecidos primários o timo e a medula óssea, pois é o local onde amadurecem os linfócitos T e B respectivamente, estes não formam células ativas na resposta imune, formam até o estágio de pró-linfócitos.

            Os órgãos linfóides secundários são os que efetivamente participam da resposta imune, seja ela humoral ou celular. As células presentes nesses tecidos secundários tiveram origem nos tecidos primários, que migraram pela circulação e atingiram o tecido. Neles estão presentes os nodos linfáticos difusos, ou encapsulados como os linfonodos, as placas de Peyer, tonsilas, baço e medula óssea.

Portanto, conclui–se que os órgãos linfóides primários, onde os linfócitos primeiramente expressam os receptores de antígenos e atingem a maturidade fenotípica e funcional. Órgãos linfóides secundários, onde as respostas dos linfócitos aos antígenos estranhos são iniciadas e se desenvolvem.

3 comentários: